Curriculum Vitae por email em 2013

Mandar ou não o Curriculum Vitae por email em 2013?



O avanço da tecnologia está gravado no cotidiano de todas as pessoas, inclusive nos responsáveis por seleção profissional, encarregados do RH das empresas e empregadores em geral.


É claro que o Curriculum Vitae (Currículo ou CV) deve ser enviado por email quando solicitado, assim como pode ser entregue pessoalmente ou enviado por correspondência convencional.


Tudo tem suas limitações e com o envio de Curriculum Vitae não poderia ser diferente, ou seja, não enviar seu Curriculum para várias empresas se não solicitado, isto é considerado Spam (mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa) e você poderá ser até punido.



Não sei como mandar meu Curriculum Vitae por email?

O uso da Internet como meio de consultas, treinamento, trabalho e busca de vagas de empregos e estágios, é cada dia maior.

Se não está acostumado a esta realidade deve se atualizar, pois está perdendo oportunidades dia a dia.

São muitas as vagas que solicitam o envio do Curriculum por e-mail, pois é mais rápido, além de não exigir do candidato um desembolso de valor para a correspondência, caso o envio fosse pelos Correios, onde para garantir que seu Curriculum fosse um dos primeiros a chegar, estaria optando por modalidades mais caras como o Sedex e Sedex 10 (Sedex e Sedex 10 são produtos/serviços oferecidos pelos Correios).

E quando solicitado o envio por e-mail, como devo fazê-lo?

Quando enviamos um Curriculum Vitae por e-mail devemos ter em mente que nem sempre o tratamento dado aos e-mails da empresa contratante ou selecionadora tem o mesmo tratamento de nosso e-mail.

Muitas empresas utilizam bloqueadores de mensagens, de vírus, de spam, etc.

Antes de enviar seu e-mail, seria interessante compactá-lo (“zipa-lo”), ficando de forma a ocupar menos espaço, levando menos tempo para o envio e recepção do e-mail.

Que informação coloco no corpo do e-mail quando mando um Curriculum?

No corpo do e-mail deve-se colocar o mesmo texto que seria colocado em uma Carta de Apresentação e o Curriculum seguirá anexo ao e-mail.

Capriche no texto da Carta de Apresentação, pois ele será lido em primeiro lugar e se bem elaborado permitirá que seu Curriculum Vitae seja selecionado ou lido na íntegra.

Mandei meu Curriculum por e-mail, e agora?

Muitas pessoas enviam o Curriculum por e-mail e não acompanham adequadamente sua caixa de e-mails.

Muitos só percebem após vários dias que seu e-mail com o Curriculum não foi entregue ao destinatário pois sua caixa de entrada estava cheia.

Se você optou por enviar seu Curriculum por e-mail, acompanhe sua caixa de e-mails diariamente, pois pode estar lá o convite para uma entrevista.

Oportunidades não podem ser desperdiçadas em 2013, pois a disputa por vagas de emprego, primeiro emprego e estágio tenderá a aumentar ainda mais (foi assim em 2010, 2011 e 2012, para 2013 não deve ser diferente).

Agora mãos à obra e boa sorte!